Lições do cap. 28 do Guia de Investimento(transcrição literal)
Neste blog são publicadas as frases mais poderosas do Pai Rico, as frases que podem inspirar muitas pessoas, mas quando me deparei com o capítulo 28 do Guia de Investimento, não pude resistir a transcrever literalmente. Eu entendi que sua mensagem era não esperar para criar um grande produto. O importante era começar um negócio.
Neste capítulo ele simplesmente nos dá uma chacoalhada, como se dissesse: Vá em frente! O que está esperando? Monte seu negócio e adquira conhecimento! Torne-se um homem de negócios! Não tenha medo do fracasso! Faça logo o que tem que ser feito! Não ponha culpa no seu trabalho, abra seu negócio mesmo com pouco tempo!
Coragem meus amigos!
cap. 28.
- Arrume um emprego.
Essa resposta foi um choque.
- Pensei que o senhor estava sugerindo que eu montasse um negócio próprio.
- Sim, foi isso o que eu sugeri. mas você precisa comer e morar - disse ele
Então, ele me disse algo que passei para inúmeras pessoas. Suas palavras formam: " A regra número um para tornar-se empresário é nunca se empregar por dinheiro. procure um emprego pelas habilidades que lhe possa ensinar."
O primeiro e único emprego que tive após dar baixa dos fuzileiros navais foi na Xerox.
Procurei esse emprego pelo ótimo programa de treinamento em vendas que a empresa oferecia. Pai rico sabia que eu era tímido e tinha pavor de ser rejeitado. Ele me aconselhou a aprender a vender, não pelo dinheiro, mas para superar meus receios pessoais. A cada dia eu tinha de ir ao escritório, batendo portas e tentando vender Xerox. Foi um processo de aprendizado muito doloroso, mas que me rendeu milhões de dólares ao longo dos anos.
Durante dois anos fui o pior vendedor da sucursal de Honolulu. Fazia curso de vendas adicionais, comprava fitas de treinamento e as ouvia. Finalmente, depois de diversas vezes quase ser despedido, comecei a vender. Embora continuasse ainda muito tímido, o treinamento em vendas desenvolveu habilidades de que eu precisava para enriquecer.
O problema é que por mais eu trabalhasse com afinco e por mais máquinas que eu vendesse, sempre estava sem dinheiro. Não tinha dinheiro para investir ou montar ou montar um empresa. Certo dia, falei para pai rico que eu estava pensando em arrumar um bico para ganhar mais um pouco e poder começar a investir. Era por esse momento que ele estava esperando.
O que ele disse foi o seguinte: " O maior erro que as pessoas cometem é trabalhar demais para ganhar dinheiro." E continuou: "A maioria das pessoas não progride financeiramente porque quando precisam de mais dinheiro, arruma um bico. Se elas desejassem realmente avançar, elas continuariam em seus empregos e montariam um negócio que só exigisse parte do seu tempo."
Quando
soube que eu estava adquirindo conhecimentos valiosos e continuava
pensando seriamente em me tornar empresário e investidor, pai rico
traçou o seguinte diagrama:
Em 1977, comecei minha empresa de carteiras de náilon e velcro, dedicando-lhe só parte de meu tempo. Muitos dos leitores conhecem hoje, esse produto. De 1977 a 1978, eu trabalhava arduamente na Xerox, chegando a me tornar o melhor representante de vendas da sucursal. Nas minhas folgas, eu também montava um negócio que se tornaria um negócio de âmbito mundial, multimilionário.
Quando as pessoas perguntam se eu gostava dessa linha de produtos - uma linha que consistia em carteiras multicoloridas, pulseiras de relógio de náilon e bolsinhas que que podiam ser amarradas no cadarço dos tênis para carregar uns trocados, a chave e a carteira de identidade - minha resposta é: " Não. Não estava apaixonado pela linha de produtos. Mas gostei do desafio de criar uma empresa."
Menciono isto especificamente porque hoje ouço muitas pessoas dizendo coisas como:
- "Tenho uma ótima idéia para um novo produto."
- "Você precisa ter paixão por seus produtos."
- "Estou pensando qual será o produto certo para começar minha empresa."
Em geral digo a essas pessoas o seguinte: " O mundo está cheio de ótimas idéias para novos produtos. O mundo também está cheio de ótimos produtos. Mas o que falta no mundo são ótimos homens de negócios. A principal razão para se começar um negócio em tempo parcial não é tanto se fazer um produto ótimo. É tornar você um empresário ótimo. Há produtos ótimos até dizer chega. Os homens de negócios ótimos é que são poucos e ricos".
Se você olhar para Bill gates, o fundador da Microsoft, você verá que ele nem mesmo inventou seu software. Ele comprou de um grupo de programadores e a partir daí criou uma das poderosas e influentes empresas da história mundial. Gates nem mesmo fez um produto ótimo, mas ele construiu uma grande empresa que contribuiu para torná-lo o homem mais rico do mundo. Portanto, a lição a ser tirada é que não vale a pena preocupar-se em criar um produto ótimo.Concentre-se em começar um empresa para que possa aprender a ser um grande empresário.
Michael Dell, da Dell Computers,
começou sua empresa em tempo parcial dentro do alojamento da
Universidade do Texas. Ele teve que largar os estudos porque seu negócio
em tempo parcial o estava tornando mais rico do que poderia ser com
qualquer emprego que seu curso lhe proporcionasse.
A Amazon.com também começou como atividade de tempo parcial numa garagem. e aquele jovem se tornou hoje num bilionário.
A LIÇÃO VISTA RETROSPECTIVAMENTE
Muitas
pessoas sonham em criar sua própria empresa, mas nunca o fazem por medo
de fracassar. Muitas outras sonham em enriquecer, mas não conseguem
porque lhes faltam habilidades e experiência. Na verdade, o dinheiro vem
das habilidades empresariais e da experiência.
Pai rico me disse: "O ensino dado pela escola é importante, mas o ensino das ruas é ainda mais importante."
Montar uma empresa em casa, em tempo parcial, lhe permitirá aprender valiosas habilidades de negócios e coisa como:
- Habilidades de comunicação
- Habilidades de liderança
- Habilidades de formação de equipe
- Legislação tributária
- Legislação societária
- Legislação mercado de capitais
Essas
habilidades ou tópicos não podem ser aprendidos em cursos de fim de
semana ou num único livro. Continuo estudando-os até hoje e quanto mais
estudo, mais meus negócios melhoram.
Uma das razões pelas quais as pessoas aprendem tanto com um negócio em tempo parcial é que elas começam de dentro da empresa em seu próprio negócio, abre-se um novo mundo oportunidades financeiras virtualmente ilimitado. Contudo, um dos problemas de quem está nos quadrantes E e A é que as oportunidades estão muitas vezes limitadas pela capacidade de trabalho das pessoas e do número de horas que há no dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário