Um novo jeito de Pensar em inovação
Por estes dias eu estive lendo uma revista e me deparei com uma leitura que modificou muito minha idéia a respeito de inovação.
Quebrou um paradigma.
Percebi que inovar é mais que criar produtos inéditos e como eu estou buscando empreender achei que tinha tudo haver com minha história. Quanto mais informações eu tiver menores serão meus riscos no futuro. Esse é inclusive um conceito do pai Rico onde o risco está na falta de conhecimento. Então, foi tão boa que resolvi postar na íntegra a parte mais importante do artigo.
"Inovar com sucesso não é necessariamente sair por aí com um sem-número de produtos inéditos.
Inovar é questionar sempre, tanto produtos como processos de uma empresa.
Você deverá descobrir que muitos produtos tem características que o clientes nem sentem falta e podem ser eliminados e, nessse caso, será possível produzí-los com custos menores. É claro que esse esforço eventualmente resulta no lançamento de um novo produto. Antes disso, a análise quase sempre aponta excessos muitas vezes facilmente extintos.
Já trabalhei muitas vezes com a revisão de processo em áreas administrativas e indústrias e não é raro encontrar certos tipos de informação necessaárias no passado, mas que deixaram de ser úteis há muito tempo.
Certa ocasião, numa ex-estatal, encontramos alguns relatórios exigidos pelo governo que não eram mais necessárias há vários anos. Sem a obrigação de produzí-los, a empresa ganhou tempo e dinheiro. Isso é inovação.
Após essa etapa, você poderá se voltar para o processo e adaptá-lo ao novo projeto do produto, incluindo novas matérias-primas ou novo design.
Deveríamos fazer isso sempre criando um clima de renovação constante."
"Empreendedorismo é a atitude de iniciar novas ações, novos produtos, assumir riscos"
Vicente Falconi
Renomado especialista em gestão do Brasil.
Cofundador da consultoria INDG.
Revista Exame nº 3. 22/02/2012 pgs. 88 e 89
Nenhum comentário:
Postar um comentário