Translate

terça-feira

O que eu aprendi com Luiza Helena Trajano



Ela é mulher, é forte, empresária, empreendedora e presidente do Magazine Luiza. Além disso também tem sido inspiração para mim.


Luiza enviou conselhos para novos empreendedores, tudo a ver com este blog, em um vídeo feito para o 3º Curso Exame PME.(Exame.com) 

Vejamos:

Comece

“Dê o primeiro passo, faça e vá aprendendo junto com a sua equipe e com as pessoas. Medo todos nós temos. Eu também tenho medo. Mas o medo termina quando a gente tem coragem de assumir e dar o primeiro passo.”

Nossa visão: É tudo que um jovem/iniciante empreendedor precisa ouvir, afinal nossa maior dificuldade está em começar, ou você não concorda que a maior das caminhadas começa com o primeiro passo?

Pensa que eu não sei que você está esperando uma grana não sei da onde, um investidor de tal lugar, um amigo que vai fazer não sei o que pra você? Também sou empreendedor iniciante, lembra?  Colocar está dica aqui é antes de tudo, aceitar antes pra mim mesmo.

Está dica da Luiza está totalmente em linha com os conselhos do Pai rico do Kiyosaki, no livro O Guia de investimento(veja mais na nossa biblioteca). Enquanto você fica se preparando, preparando, iludido achando que vai ser o melhor assim logo de cara, muitas vezes até tentando achar a vã perfeição, um rico entre em cena sai de cena e ganhou mais uma fortuna.

Quem dá uma dica como está sabe o que está falando, sabe que nada começa tão perfeitinho como diz o seu plano de negócios. Começar significa descobrir. É provável que você descubra que nem era isso exatamente que queria, era parecido, mas não isso exatamente, ou descubra qualquer outra coisa, comece e verá.

Começar também é mergulhar num mundo desconhecido. É desiludir-se e encarar os fatos. Se você pensa que seu empreendimento, seja ela qual for, será do jeito que você pensa ou será como leu num livro, não! Só preciso te dizer uma coisa, concordo com Luiza:
COMECE JÁ.

Desenvolva

“Pense na causa, da causa, da causa em tudo que for fazer. Envolva o máximo de pessoas possível no seu projeto. Como diz o Peter Drucker, faça perguntas e desenvolva a sua capacidade de aprender. Tenha capacidade de aprender nos livros, nos cursos e com as pessoas.”

Nossa visão: É aqui que tudo vai de fato começar. Desenvolver é o segundo passo, logo após o "começar". 

Veja que ela fala a respeito de aprender nos livros, nos cursos e com pessoas, depois que você começou e está desenvolvendo. Estranho? Não! é exatamente o que você tem que fazer.

Te explico melhor. Se você ficar lendo sem começar, o que vai conseguir é aprender muito, mas estará apenas lendo, entende? A diferença entre aqueles que lêem antes de começar e os que lêem depois de começar é que estes últimos, obrigatoriamente, aplicam imediatamente o que aprendem, eles não tem saída, pois já começaram. E pare de pensar em perfeição! Desenvolver é ajustar o rumo, fazer correções, conhecer pessoas, conhecer novas pessoas, conhecer outros projetos, novos negócios. Bem vindo ao mundo maravilhosamente novo. 

Pense grande (com os pés no chão)

“Trace objetivos. Quando a gente traça uma meta pequenininha, muitas vezes não consegue. Sonhe grande e aja conforme o bolso. A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas, mas com o pé no chão.”

Nossa Visão: Este não é um terceiro passo, os passos são:comece e desenvolva. Pensar grande é um requisito ou um características que você precisa desenvolver. Creio que ela queira dizer algo muito comum entre empreendedores, traçar metas pequenininhas.

É preciso atirar para céu, só assim acertara ao menos a lua. Mas preciso aqui te dar uma dica, essa dica é muito difícil de executar. É que essa mania de pensar pobre vem de muito longe, é algo que está num nível difícil demais de alterar, no subconsciente.

Sobre esta questão primeiro você deve ler os segredos da mente milionária, procure na nossa bibioteca, é uma leitura indispensável, só com este livro você descobrirá o que tem te impedido durante tanto tempo e como iniciar um novo projeto milionário de si mesmo.

Mantenha-se neste caminho, de qualquer forma não deve esperar mais nada pra começar, leia o livro para desenvolver e não pra começar. 

Por último, quero te dizer que não é incoerente dizer ao mesmo tempo pense grande e tambpme que tenha os pés no chão. Isto que dizer, em outras palavras, que deve ter os pés no chão e a cabela nas estrelas. Resumidamente, significa apenas não ser inconsequente ou ser um mero aventureiro. É seguir em frente buscando a grandeza porque acredita que pode chegar lá, que sabe que é o único responsável por seu sucesso, pela sua sorte ou pelo seu azar.

Saiba que seu mundo interior é que cria seu mundo exterior. Você é o responsável, só você. Não é crise, não é governo, pai, mãe etc. Portanto: Comece, desenvolva e pense grande durante todo o processo.

Faça mais com menos

“Una-se a clientes, funcionários e parceiros para fazer mais com menos. A gente só vai conseguir fazer mais com menos sem ser uma competição predatória se nos unirmos. O nosso desafio é ganhar, não ter vergonha de ganhar e ter uma missão maior é que contribuir com o desenvolvimento da humanidade. A gente só faz isso se acreditar que cada um de nós é diferente.”

Nossa visão: Faça mais com menos era tudo que faltava para ouvir. Se você é realmente um iniciante, um candidato a empreendedor, assim como a maioria terá problemas com recursos financeiros. Irá descobrir que dinheiro sempre é pouco para começar um negócio e as perdas são inevitáveis, o retorno as vezes demora pra chegar. Fácil não é.

O que é mais importante aqui? É preciso pensar fora do quadrado e descobrir maneiras de alcançar resultados sem ter que necessariamente usar dinheiro. Há outros recursos, só para citar o que ela mesmo já disse, temos: clientes, funcionários e parceiros, concorrentes.

O que mais me chamou atenção neste comentário é que ela relaciona o desafio de ganhar a vergonha de ganhar. Existe sim este sentimento esquisito de vergonha de ganhar, de ter dinheiro, de atribuir que os ricos são gananciosos, maus e mercenários. isso é um tremendo engano. Ela  parece nos dizer com isso: leiam o livro O Segredo da mente milionária! É que nele você descobri tudo isso que ela está falando dentro de um contexto maior, maior que um post de um blog. Não dá pra discorrer tudo aqui. Para falar a verdade se você com calma verá quantos conceitos estão implícitos nestas poucas palavras que ela expôs. 

Veja grandeza nas suas palavras e se assim como eu você está vivendo este momento, verá o quando ela fala a verdade e parece indicar que ela viveu tudo isso. Vou consultar melhor a sua trajetória. Inclusive já está disponível em vídeo a trajetória do Eike Batista, você já viu, se não veja e reveja. Portanto: Comece, desenvolva, descobra um mundo novo, aprenda  a fazer mais com menos e nunca pare de pensar grande durante todo o processo.

 Acredite

“Acredite no seu negócio. Se você não acreditar, quem vai acreditar? Nós crescemos 28% nos últimos anos. Eu cuido de cada cliente como se fosse o primeiro e nossa luta agora é cuidar de cada loja como se fosse a primeira. Porque a gente tem que pensar global, mas agir localmente.”

Nossa visão: Ela não poderia terminar melhor suas dicas usando seu exemplo de vida, tendemos a acreditar mais em alguém que realizou de fato. " Faça o que eu digo pois eu já passei por isso." Colocou a si mesmo e aquilo que ela faz como referência para você pra mim.
Acredite em si mesmo assim como eu acredito em mim e vejam o que eu construí. Interpreto assim sua mensagem. Quem já comprou no magazineluiza.com verá o cuidado que eles tem, a rapidez. Eu me senti acolhido. Não é perfeito, claro. Ela diz que "cuida de cada cliente", mas num sentido amplo, você nunca recebeu a Luiza em sua casa, quer dizer, precisa interpretar isso. Ela quis dizer que participa dos seus negócios ativamente, que não faz distinção, que cada cliente é único, como se fosse o primeiro e que está sempre busca para melhorias para todos.
Acredite, se você não tiver fé em si mesmo não vai dar certo, não é mais criança, ninguém vai pegar na sua mão. Só você põe seu negocio pra funcionar. Receberá ajuda é claro. Leia a dica anterior, mas será o maestro desta orquestra, é você quem comanda a dança, que corrije seus erros e dos outros, que negocia e que faz acontecer, portanto: Comece, acredite em si mesmo sempre,desenvolva, descobra um mundo novo, aprenda  a fazer mais com menos e nunca pare de pensar grande durante todo o processo e lembre-se que você é o único responsável pelo sucesso ou pelo fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário